Fique ligado!

Faltam 100 dias para o 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude

Faltam 100 dias para o 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude

setembro 29th, 2017
Notícias

Por Kelton Pinho e Vitória Correia

O 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ) se aproxima, e nesta sexta-feira, 29 de setembro, faltam exatamente 100 dias para o evento, que acontece entre os dias 7 e 14 de janeiro de 2018, em Rio Branco, capital do Acre. Cerca de 560 delegados, das diversas dioceses e arquidioceses de todo país se reunirão na Universidade Federal do Acre (UFAC) para realizar a Festa do Bem Viver.

A escolha pela capital acreana aconteceu em março de 2016, na reunião da Coordenação Nacional e da Comissão Nacional de Assessores, realizada no Rio de Janeiro. O ENPJ em 2018 traz o tema inspirado na saudação dos índios Huni Kuin: “Txai: da seiva da vida, a festa do Bem Viver”. A iluminação bíblica faz parte do texto de João, o diálogo entre Jesus e a samaritana: “Sou Eu que estou falando com você” (cf Jo 4,26).

Preparação do Encontro

A Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude (CDPJ) organizou em outubro de 2016 a “Festa das Tendas”, na Paróquia São Sebastião, o evento foi o marco de preparação ao Encontro Nacional. A data contou com a presença dos grupos de base e segundo o coordenador diocesano da PJ, Eloi Júnior, nesse trabalho de construção, os grupos de jovens são de fundamental importância.

“Queremos que as bases se sintam parte do Encontro não apenas como equipes de trabalho ou delegados, mas que eles entendam que também fazem parte do ENPJ. Os subsídios produzidos e as rodas de conversas vêm para fortalecer essa ideia”, destacou.

Equipes de trabalho se reuniram para preparar o 12º ENPJ com a presença de coordenadores e assessores nacionais (Foto: Anderson Alves).

Eloi, contou que alguns encaminhamentos já foram realizados como, a reunião entre a equipe executiva e de metodologia que fecharam a programação do Encontro, e agora estão em busca de firmar algumas parcerias. “Já realizamos as montagens das equipes, diálogos com o bispo referencial do Noroeste e com o nosso, dom Joaquín. Algumas equipes já estão trabalhando e também já realizamos parceria com o Encontro de Casais com Cristo (ECC) e estamos em fase final de fechar com o poder público do estado”, afirmou o coordenador.

O cartaz do Encontro foi feito pelo artista plástico Gabriel Rodrigues, da Paróquia São Sebastião, pertencente a Diocese de Rio Branco. O artista abordou elementos da cultura local, da história do Acre, seguidos de características que complementam a diversidade de significados presentes no tema e na iluminação do Encontro.

Também estão sendo preparados vídeos relacionados ao ENPJ, o primeiro, intitulado de “12º ENPJ – #01 [O que é]?”, já foi lançado no canal da PJ Diocese de Rio Branco. Fique por dentro dos próximos que virão e entenda mais sobre o que acontece no Encontro.

E não é só a Equipe Diocesana que está se preparando, algumas das equipes de trabalho estão a todo vapor, como pontua a jovem Mariana Silva, da Equipe de Missão. “No momento já temos definido os locais de missão para conhecer as Galiléias de nossa diocese e de opções turísticas para os delegados. A escolha dos nomes para compor a equipe é um processo que estamos terminando. Além do contato com algumas outras equipes que precisaremos de parceria. Sempre que possível e necessário, entramos em contato com a Coordenação Nacional e Equipe Diocesana da Pastoral da Juventude para auxílio e esclarecimentos de dúvidas”, explicou a referencial local da equipe

Expectativa das bases

O 12º ENPJ está sendo esperado com expectativa pelos grupos de bases da Diocese de Rio Branco. A juventude católica do Acre vai receber o maior encontro da juventude pejoteira do Brasil. Nesse contexto, os grupos de jovens já estão acompanham a preparação do Encontro, ansiosos por sua realização.

Segundo Emylaine Oliveira, participante do grupo Jovens Coração de Jesus (JCJ), da Paróquia Cristo Libertador, acolher esse grande evento da juventude é motivo de satisfação para ela. “É uma oportunidade de fazer história dentro da pastoral, mostrando o que temos de melhor. Será um belo momento de troca de experiências e conhecimento de quem vai participar. Estou com expectativas positivas tanto ao Encontro como também os aprendizados que isso trará a cada um de nós como Pastoral da Juventude”, ressaltou.

Para Anna Clara Barbosa, coordenadora do Movimento da Juventude Unida em Cristo (Mojuc), da Paróquia São Sebastião, tanto ela como o grupo de jovens estão ansiosos com o ENPJ. Segundo a jovem líder, receber o Encontro será muito importante para fortalecer as bases. “Hoje, faltando apenas 100 dias para o ENPJ, acho que essa atividade vem para fortalecer nossas bases mais e mais e mostrar as riquezas de nossa terrinha, nossa cultura, nosso jeito de ser”, destacou.

A jovem Sandy Maria Nascimento, coordenadora do grupo Jovens Unidos na Fé (JUF), da paróquia Santa Cruz, também destacou que a troca de experiências com diferentes culturas é algo que vai deixar o Encontro ainda mais bonito. “Vai ter uma grande partilha de diferentes realidades que nos envolve. Pensar nessa grande celebração faz meu coração encher de alegria e entusiasmo, ainda mais por ser realizado em terras acreanas”, contou a jovem.

O 12º ENPJ bate na porta de delegados e delegadas de todo país, e a juventude da Diocese de Rio Branco aguarda ansiosa e com o coração transbordando de alegria. Também faça parte dessa ciranda e acompanhe tudo sobre o Encontro nas redes sociais da PJ. A ciranda do Reino não deixa de girar, e é no Acre que a juventude pejoteira de todo Brasil vai celebrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *